Desenvolvimento infantil, quando procurar ajuda?

Dec 18 / Luciane Costa

Sabemos que 90% do desenvolvimento cerebral ocorre na primeira infância, entre 0 e 5 anos. Isso significa que, embora as crianças nasçam com potencial de alcançar habilidades, atingi-las depende muito do ambiente em que vivem e das interações que recebem. O cuidado atento de mães, pais e toda a rede de apoio é essencial, seja em casa, na escola, nos serviços de saúde ou em momentos de lazer. 

A Maratona do Desenvolvimento Infantil 
Podemos comparar o desenvolvimento infantil com a preparação para uma maratona de 42 km. Assim como um atleta precisa de orientação especializada para alcançar seu melhor desempenho, uma criança também precisa ser acompanhada e estimulada para atingir marcos importantes de desenvolvimento. Se, em algum momento, o desenvolvimento não seguir como esperado, uma avaliação cuidadosa é necessária para ajustar estímulos e, se preciso, buscar apoio profissional especializado. 

Esses marcos de desenvolvimento incluem habilidades motoras, socioemocionais, cognitivas e de linguagem. Eles ajudam a identificar se a criança está progredindo como esperado e, se não, permitem intervenções oportunas, no momento adequado, para evitar problemas no futuro. 

Marcos do Desenvolvimento Infantil: Idades-Chave
Na primeira infância, existem 12 períodos-chave em que os marcos têm que ser alcançados. Ao todo, são 159 marcos para que a criança complete sua maratona de desenvolvimento neste período. No quadro abaixo, destacamos alguns exemplos dos marcos motores, socioemocionais, cognitivos e de linguagem, endossados pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

IdadeExemplo de Marco de Desenvolvimento NeuropsicomotorTotal de Marcos
2 mesesO bebê olha para você e sorri quando você fala ou sorri para ele.12
4 mesesO bebê olha para você e se move ou emite sons para chamar ou manter sua atenção.13
6 meses O bebê gosta de se olhar no espelho e leva objetos à boca. 12
9 meses O bebê emite sons diferentes, como "mamamama" e "babababa". 13
12 meses O bebê participa de brincadeiras como "bate-palminha". 10
15 meses A criança consegue dar alguns passos sozinha. 13
1,5 ano A criança anda sem se agarrar a ninguém ou a nada. 15
2 anos A criança aponta para coisas em um livro quando você faz perguntas, como "Onde está o urso?". 13
2,5 anos A criança nomeia coisas em um livro quando você aponta e pergunta: “O que é isso?”. 15
3 anosA criança se acalma em cerca de 10 minutos após você deixá-la na creche ou em outro lugar seguro.12
4 anosA criança finge ser outra pessoa durante a brincadeira (professor, super-herói, cachorro).17
5 anosA criança responde a perguntas simples sobre uma história que acabou de ouvir, como "O que aconteceu com o amigo?".14

Por que Acompanhar os Marcos é Fundamental?
Os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor foram definidos com base em estudos rigorosos de especialistas, analisando crianças de diferentes países e ambientes. Esses marcos refletem as habilidades que pelo menos 75% das crianças alcançam em determinada idade. Por exemplo, se uma criança de 18 meses ainda não consegue andar sozinha, é essencial buscar avaliação médica para verificar se está dentro do esperado ou se há algum atraso que exige atenção. 

Acompanhe e Estimule o Desenvolvimento com Simplicidade 

Bebês e crianças precisam de estímulos para desenvolver novas habilidades – isso não acontece automaticamente. Esses estímulos, porém, podem ser leves e divertidos, alinhados com cada fase do desenvolvimento. Brinquedos e estratégias sofisticados demais podem sobrecarregar os cuidadores e dificultar o aprendizado da criança. Por exemplo, antes dos 2 anos, a criança pode brincar de vestir roupas e sapatos de adulto, começando a compreender o conceito de faz-de-conta.

Ao estimular e registrar cada conquista da criança, você não só monitora seu desenvolvimento de forma intencional e equilibrada, mas também evita comparações desnecessárias e preocupações excessivas. Além disso, você estará mais preparada para participar das consultas pediátricas, trazendo questões específicas para a equipe de saúde e buscando apoio profissional de forma oportuna. 

O acompanhamento atento é essencial para garantir que cada criança atinja seu máximo potencial no tempo certo, com amor e segurança.

Conclusão

O desenvolvimento infantil é um processo que demanda atenção, paciência e envolvimento das pessoas cuidadoras. Com seu apoio, a criança pode atingir os marcos esperados e conquistar autonomia e bem-estar.

Acompanhe, registre e celebre cada conquista – e, sempre que necessário, busque apoio. Na dúvida, não espere, aja prontamente! Dessa forma, você estará ajudando seu filho a se desenvolver plenamente na primeira infância, respeitando o ritmo dele e alcançando os marcos no tempo esperado.

Fontes Consultadas: 
 ●      Centers for Disease Control and Prevention. CDC's Developmental Milestones. Disponível em: [CDC](https://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/milestones/index.html). Acesso em 22/10/2024. 
 ●      Sociedade Brasileira de Pediatria. Sociedade Paraibana de Pediatria. Cartilha de Desenvolvimento - 2 meses a 5 anos. Disponível em: [SBP](https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_24327e-Cartilha_de_Desenvolvimento-2m-5anos_compressed.pdf). Acesso em 22/10/2024. 
 ●      Sucasas, P. O famoso desenvolvimento neuropsicomotor. Disponível em: [Mamãe Pingo](https://mamaepingo.com.br/o-famoso-desenvolvimento-neuropsicomotor/). Acesso em 22/10/2024. 

Artigo produzido por:

Luciane Costa

Mãe, maratonista, pesquisadora e empreendedora. Sócia-fundadora da Mamãe Pingo. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Goiás. Mestre, doutora e pós-doutora em Odontopediatria. Mais de 20 anos atendendo crianças com foco em seu comportamento e desenvolvimento.

Os textos apresentados no "Blog B2Mamy" são de autoria da Comunidade. Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial e/ou a opinião da B2Mamy.