A força da sua reputação está no que dizem a seu respeito, quando você não está presente

Zelar e trabalhar para fortalecer a percepção que seus públicos têm sobre você vai além de ter uma “imagem vendedora”, exige estratégia, consistência e muita autenticidade.
Ao longo de 25 anos de carreira, sendo que boa parte desse período foi dedicada à comunicação corporativa, incontáveis vezes tive dificuldade para explicar para pessoas de fora do meu ambiente profissional o que é o meu trabalho. Como jornalista, no começo da jornada até atuei como repórter, então era muito simples dizer para família, por exemplo, o que eu fazia. Mas desde que migrei para o que costumamos chamar de outro lado do balcão, isso se tornou uma tarefa árdua. Outro dia mesmo, meu pai confessou que nunca entendeu como eu ganho a vida.
A partir da escolha de levar meu conhecimento e experiência para pessoas – profissionais e outros empreendedores – tive que pensar numa maneira simples e clara de explicar, justamente, como poderia ajudá-los. E este é meu objetivo com este texto. A cara e o caro leitor talvez estejam se perguntando, afinal de contas, o que de tão misterioso essa moça faz? Eu construo reputações. Opa, ainda não facilitei o entendimento?
Vou começar por definir reputação. Trata-se do conjunto de percepções que os públicos têm a respeito de uma marca ou pessoa – veja bem, não estou falando só de clientes, mas de todos os públicos com quem nos relacionamos, investidores, fornecedores, parceiros, governos e até concorrentes. Reputação é o que as pessoas comentam a seu respeito quando você não está presente. Tem muito mais a ver com o que você faz, com como você age, do que com o que diz que faz ou pensa.
A reputação de um profissional está totalmente relacionada a seus valores e crenças e em como conduz o seu dia a dia. Talvez por isso, pareça complicado explicar meu trabalho, pois ele depende muito mais do meu cliente do que mim.
Dizem que um livro se vende pela capa. Pode ser até verdade, mas nenhuma venda se sustenta quando uma capa linda e elaborada cobre uma história fraca, sem graça e mal escrita. É extremamente decepcionante. Então, ainda me fazendo valer dessa analogia literária, o que faço é adequar o conteúdo à capa e vice-versa. Acredito que agora esteja ficando mais claro, não é mesmo?
O caminho é utilizar ferramentas de comunicação para extrair o que os profissionais têm de melhor, lapidando o que precisa ser ajustado e apresentar ao mercado. Na prática, eu e qualquer profissional que trabalhe com reputação, atuamos como um guia na organização de ideias e propósitos e no alinhamento de como isso será exposto, nas mais diversas situações e para os mais variados públicos.
Às vezes são ações simples e corriqueiras, que nem demandam tanto esforço ou sequer investimento. O fato mesmo de eu estar escrevendo este artigo e ter a oportunidade de fazer minha opinião chegar a dezenas, quem sabe até centenas ou milhares de pessoas, com certeza está contribuindo para o fortalecimento da minha reputação. E só precisei de um espaço adequado e a coragem de expor minhas ideias.
Na maior parte do tempo é um trabalho de formiguinha, que precisa ser realizado com cuidado, paciência e perseverança. Mas quando é executado com visão estratégica e, o mais importante, adota-se o princípio de verdade e autenticidade, – nada de inventar histórias ou pregar ideias que não condizem com a realidade do profissional – os resultados podem ser surpreendentes e extremamente gratificantes.
Uma reputação sólida proporciona reconhecimento e prestígio, é o famoso valor agregado. O que as pessoas pensam e sentem a seu respeito tem sim impacto direto nos seus resultados. Vai determinar, inclusive, quanto um profissional autônomo vai cobrar pelo seu serviço.
Ultimamente, o que se vê muito são imagens vendidas e apresentadas que não condizem em nada com as reputações e entregas reais. Tanto positivamente, como negativamente. Profissionais excelentes, que possuem vasto conhecimento e anos de mercado, se perdem na especificidade, complicam sua comunicação e esquecem de cuidar das impressões que estão causando. Ou aqueles que apostam muito na capa e o conteúdo não passa de parcas linhas mal contadas. É necessário buscar o meio termo.
Definitivamente, se for para escolher um caminho, comece por construir um legado genuíno, por conduzir seu trabalho de acordo com seus valores, sua missão e sua visão de negócio. Essas são as bases para uma reputação consistente e de sucesso.
Os textos apresentados no "Blog B2Mamy" são de autoria da Comunidade. Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial e/ou a opinião da B2Mamy.

Saiba mais |Conheça os planos